Depoimento de Raymunda Pereira Vila Real


“Michael Jackson era uma pessoa divina para trabalhar junto. Cavalheiro, culto, respeitador, compreensivo, paciente, divertido, tímido e muito humano.” Dona Remy (Raymunda P. Vila Real)

Essa brasileira veio de família humilde. Ainda adolescente, trabalhou como babá. Depois de morar nove anos em Belo Horizonte na década de 50, a então babá foi para São Paulo, onde começou a trabalhar como doméstica e cozinheira. Pouco depois, conheceu o ex-presidente do Brasil Juscelino Kubstcheck, que gostou do seu trabalho.

Na década de 1960, ela conheceu o músico Sérgio Mendes, que a levou para trabalhar para a família dele nos Estados Unidos. Teve que encarar muitas dificuldades. “Sendo mineira, brasileira, chego aos Estados Unidos sem saber nem uma palavra de inglês. Mas eu inventei e criei meu próprio inglês naquela época”, relata Dona Remy.

A brasileira revela que o primeiro contato com Michael Jackson aconteceu quando estava cozinhando num jantar na casa do produtor musical Quincy Jones, que tinha o Rei do Pop como um dos convidados.

Trechos extraídos de uma entrevista concedida pela Dona Remy a David De Hilster 

Dona Remy
''Eu tinha 8 anos de idade, e vivia em uma fazenda em Minas Gerais com a minha avó. Eu não fiquei com a minha mãe ou o pai muito tempo. Minha avó me criou e ela era uma cozinheira de dezenas e dezenas de trabalhadores em uma grande plantação. Ela precisava de mim para ajudar e aos oito anos de idade, cozinhar era natural para mim.

Depois que eu me tornei boa com a idade de oito, comecei a cozinhar sozinha para os trabalhadores nos campos. Eu me levantava às três da manhã, colocava  tábuas de madeira na minha cabeça, colocava tudo que eu precisava para cozinhar para vinte homens - três refeições - e caminhava durante horas para os campos.

Quando eles vinham para comer, eles diziam: "O que é essa menina está fazendo aqui? Você está brincando? Ela vai cozinhar para nós? "Mas logo descobriram que eu poderia cozinhar muito bem e começaram a gostar de mim.

Eu costumava colocar minhas bonecas e um fogão de brinquedo comigo quando eu estava cozinhando para os homens nos campos. Um dia, o "patrão" veio e gritou comigo e chutou minhas bonecas e o fogão e disse "você deveria estar trabalhando!" Mas os homens no campo lhe disseram para me deixar em paz e disseram que eu cozinhava muito bem e para me deixar brincar. Eu tinha apenas oito ou nove anos.

Eventualmente, eu cozinhei para quase todas as estrelas de cinema e músicos em Hollywood. Eu conheci Quincy uma vez em um jantar, eu cozinhava para algum outro músico. Ele amou a minha comida e me perguntou se ele poderia vir e fazer algo muito importante. 

Ele me disse que ele queria ser produtor de Michael Jackson, mas cada vez que ele convidava Michael para a sua casa, ele declinava do convite. Ele me perguntou se ele poderia convidar Michael para provar a sua comida. Ele disse que Michael era vegetariano e muito exigente com a sua alimentação. Eu disse que iria tentar.

Eu fui para a casa de Quincy e lá eu encontrei Michael pela primeira vez. Levei-o de lado e disse-lhe: "Deixe-me fazer-lhe uma coisa muito especial. Eu sei cozinhar alimento brasileiros muito saudáveis. Tudo natural, todos vegetarianos. Você vai gostar." 

Ele concordou. Preparei feijão preto, couve, farofa e algumas outras coisas e ele comeu quatro pratos cheios! Quincy me beijou a noite toda e, a partir desse momento, ele me chamou várias vezes para cozinhar para ele.''

''Eu estava morando no oeste de Los Angeles em um apartamento pequeno, quando eu recebi um telefonema. A pessoa no telefone me pediu para olhar para fora. Ela disse: "Vê aquela limusine? Entre nela, agora!" Eu lhe disse que não poderia porque eu estava cuidando de uma pessoa e não poderia ir. 

Eles disseram que iriam mandar alguém para cuidar da pessoa e para eu entrar no carro. Eu lhes disse que tinha que trocar de roupa porque eu estava suja da faxina. Eles não se importaram. Finalmente, eu concordei quando chegou alguém para cuidar da pessoa pela qual eu estava responsável e eu fui levada para um grande prédio em Beverly Hills e até a cobertura muito superior. Era muito luxuoso.

O homem do outro lado da mesa me entregou um bilhete e disse: "Você está indo para o aeroporto agora. Esta é a sua passagem.'' Perguntei-lhe porquê. Ele me explicou que Michael Jackson estava com dores de estômago e, especificamente, pediu-me para ser sua "nutricionista" na Victory Tour.

O crachá de acesso na Victory Tour
Ele estava se sentindo mal do estômago e se recusava a entrar no palco até que eles conseguissem me trazer para ser sua cozinheira particular. Estavam todos muito nervosos. Eles disseram que estavam perdendo milhões de dólares em shows cancelados e eu tive que tomar uma decisão.

Eu lhes disse que só poderia ir na parte da manhã. Depois de muita discussão, concordaram em me deixar ir para casa e me pegaram no início da manhã e eu estava fora de Birmingham Alabama. Passei oito semanas com Michael e sua família na estrada durante a turnê. Foi uma viagem incrível que eu nunca vou esquecer.

Nós nos tornamos amigos e eu o vi inúmeras vezes depois disso. Eu o visitei no hospital quando seu cabelo pegou fogo e eu via ele, de vez em quando, em alguma festa ou premiação.

Porque Michael é tão grande, eu tive um monte de atenção em todo o mundo durante a Victory Tour. Eu fiz o possível para que ele não tivesse mais cólicas durante sua turnê e ele não teve mais nenhum problema com a comida, enquanto eu cozinhava para ele.''





Nota: Dona Remy também contou a respeito de Michael ter realizado o sonho de uma criança com deficiência física. Leia mais aqui


Fontes:
http://www.brazzil.com
http://wwo.uai.com.br